quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Combinações saudáveis

Contra inchaço
Abacaxi + hortelã
Essa combinação dá um suco saboroso e refrescante! E que ainda ajuda a limpar o organismo. A hortelã facilita a eliminação de toxinas do fígado. O abacaxi tem bastante água e fibras que facilitam a remoção de líquidos do corpo, combatendo inchaços. A junção de hortelã e abacaxi também é altamente digestiva.
Para consumir, bata, no liquidificador, 1 rodela de abacaxi, 10 folhas frescas de hortelã e ½ copo (125ml) de água mineral.

Contra a prisão de ventre
Ameixa + iogurte
O iogurte tem bactérias benéficas em sua composição, que, ao serem consumidas, vão povoar o intestino. E a ameixa “prepara terreno” para o iogurte, já que as fibras solúveis presentes na fruta criam o ambiente ideal para o desenvolvimento e atuação das bactérias benéficas.
Unir esses dois alimentos no dia a dia é muito fácil, basta misturar 3 ameixas secas ou 1 ameixa fresca sem caroço, picada, com 1 pote (200g) de iogurte natural e consumir, de preferência, no café da manhã.

Contra o envelhecimento
Amora + aveia
As frutas vermelhas (amora, morango, uva, cereja) são ricas em antioxidantes, que combatem a ação dos radicais livres, e, consequentemente, o envelhecimento precoce da pele, cabelos e unhas. A aveia contribui com os fenóis, substâncias capazes de amenizar inflamações na pele e irritações causadas por acne.
Essa combinação tem uso bastante versátil, podendo ser consumida como café da manhã, lanche da tarde ou sobremesa, e ainda aplicada na pele (rosto, pernas e braços), na forma de máscaras hidratantes e nutritivas.

Contra o diabetes
Gergelim + maçã
Rica em pectina, um tipo de fibra, a maçã ajuda a regular a aborção de glicose. No entanto, vale consumir com moderação, pois contém boa quantidade de frutose (açúcar natural da fruta). Estudos de intervenção dietética com a farinha de gergelim demonstram que a ingestão desse alimento melhora o controle glicêmico em diabéticos. Também podem ser combinações em sucos e saladas de frutas.

Contra dor de cabeça
Sardinha + gengibre
A sardinha é rica em magnésio e ômega 3. O primeiro é um mineral que melhora a  circulação sanguínea e ajuda no relaxamento de tensões musculares. Já a gordura boa (ômega 3) exerce ação anti-flamatória e compete com gorduras como o ácido araquidônico, responsável por liberar substâncias que provocam dor de cabeça.
O gengibre possui ação analgésica e anti-flamatória, contribuindo para minimizar as dores de cabeça, pois bloqueia a ação de prostaglandina tipo 2, um hormônio responsável por sensações dolorosas. Tempere uma sardinha grelhada com gengibre e acabe com as dores de cabeça!

Contra ansiedade
Laranja + alface
Lactucina e folato são substâncias que têm função calmante e reduzem cansaço físico e mental, e as duas estão presentes na alface (talos e folhas). Já a laranja, rica em antioxidantes e vitamina C, melhora o funcionamento do sistema nervoso, relaxando os músculos e combatendo a ansiedade.
Laranja picada na salada de alface é uma ótima opção para juntar esses alimentos. Ou, se preferir, bata no liquidificador o suco puro de 3 laranjas com 2 folhas de alface.

Consultorias: Tâmara Mazaracki, médica ortomolecular e nutróloga, Fernanda Granja e Greice Caroline Baggio, nutricionistas.
Imagem: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário