quinta-feira, 13 de julho de 2017

Almôndegas de lentilha - Fernanda Scheer

Em vez de carne moída, lentilhas: uma maneira gostosa e surpreendente de servir essas sementes, ricas em nutrientes e vitaminas.

Ingredientes (rende 8 porções)
3 colheres (sopa) + 1 colher (chá) de azeite de oliva
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
1 colher (sopa) de linhaça
1 ovo
300 g de lentilhas verdes cozidas
1 e ¼ colher (sopa) de ervas (manjericão seco + orégano)
¼ de xícara (chá) de salsinha
1 colher (sopa) de extrato de tomate
5 colheres (sopa) de queijo parmesão
Sal rosa do himalaia e pimenta a gosto
Farinha de aveia para polvilhar
Molho de tomate

Preparo: aqueça uma frigideira em fogo médio. Quando estiver quente, adicione uma
colher de sopa de azeite, a cebola e o alho. Refogue até dourar ligeiramente.
Em seguida, retire do fogo e reserve. Em um processador de alimentos, adicione a linhaça, o ovo, as lentilhas cozidas, uma colher de chá de azeite, a cebola e o alho refogados, as ervas secas, a salsa, o extrato de tomate, o queijo parmesão e uma pitada de sal e pimenta. Bata, misturando até mesclar tudo, mas não a ponto de virar um purê: deixe um pouco de textura. Prove e ajuste os temperos conforme necessário. 

Acrescente mais sal e pimenta ou ervas para dar sabor, parmesão para um sabor de queijo ou para secar, ou mais azeite para umedecer. Se a mistura ficar muito molhada, adicione um pouco de farinha de aveia até atingir uma consistência um pouco mais seca. Use uma colher de sopa para pegar colheradas. Com cuidado, forme bolas com as mãos. Para facilitar, polvilhe as mãos com um pouco de farinha de aveia.

Aqueça a frigideira em fogo médio e coloque o restante do azeite. Coloque as almôndegas e gire para que fritem de maneira uniforme. Reserve. Preaqueça o forno a 190° C. Forre uma assadeira com papel-manteiga. Transfira as almôndegas para a forma e termine o cozimento no forno por 10 a 15 minutos.
Tire do forno e sirva com o molho de tomate quente.

A nutricionista Fernanda Scheer sempre está em busca de receitas saudáveis e funcionais, como a dessas deliciosas almôndegas de lentilha.
Elas são ricas em fibras, diminuem a absorção das gorduras e promovem a desintoxicação do organismo. “Além de funcional, essa receita é bastante versátil. Você pode substituir a lentilha por grão-de-bico, por exemplo”, conta. Além da lentilha, a receita tem linhaça, famosa por proteger o coração e prevenir o diabetes.

Créditos: Gastronomia Angeloni–  Texto e imagens - Equipe Angeloni 

Nenhum comentário:

Postar um comentário