segunda-feira, 11 de setembro de 2017

O melhor horário para absorver a vitamina D

O melhor horário para banhos de sol com o objetivo de obter a síntese dessa substância é justamente entre 10 horas e 16 horas, período mais desaconselhado por especialistas por conta da emissão de raios UVB. 

Quanto mais clara a pele, menos tempo ela precisa ficar exposta (por cerca de 5 a 15 minutos, pelo menos três vezes por semana), pois a absorção é mais rápida. 

É bom lembrar que isso só vai acontecer se houver uma boa área do corpo exposta ao sol, como braços e pernas, enquanto rosto, pescoço e colo permanecem protegidos com chapéus e óculos escuros. 

Ossos, músculos, células do cérebro e até o sistema imunológico se ressentem da falta de vitamina D no organismo, da qual requerem quantidades mínimas para adquirir potencia máxima. 

Células do cérebro, fígado, próstata, mama e sistema imunológico também apresentam tais receptores e se ressentem da falta de vitamina D. Ela controla mais de 200 genes responsáveis pela integridade da resposta imunológica. 

O mais conhecido desses genes é o de absorção do cálcio. Sem a vitamina D, o mineral não é absorvido e os ossos se tornam fracos e propensos a fraturas. Mas não é só isso. 

Um estudo conduzido com 32 mil mulheres mostrou que, quanto mais baixos os níveis de vitamina D, mais alto o risco de câncer de intestino.

Texto adaptado
Créditos: Revista Delboni Auriemo / Fabiana Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário