quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Dor de cabeça, um mal que está fora da cabeça

Dores de cabeça são uma queixa muito comum, atingindo tanto homens como mulheres.

Podem ter causas muito variadas e sempre devem ter uma investigação médica.

Mas existem dores de cabeça crônicas, algumas com comportamento semelhante às chuvas amazônicas, que são diárias, às vezes com hora para começar e até terminar. Podem atingir toda a cabeça ou permanecer na testa, nas têmporas, com sensação de queimação na nuca. 


São muito comuns mais para o final do dia. Quando chegam geralmente já encontram más companhias: uma irritação, sensação de cansaço, estresse, ansiedade, depressão.

Nesta situação, se você apertar com seus dedos os músculos que ficam entre o final do ombro e o pescoço, vai perceber como esta região fica endurecida. Esta tensão dos músculos dos ombros e do pescoço é responsável pela grande maioria das dores de cabeça crônicas.

A contração destes músculos aperta as artérias fazendo com que a quantidade de sangue diminua no local, reduzindo os nutrientes e o oxigênio; os tecidos musculares entram em sofrimento, o que dá origem à dor.

E por quê os músculos se contraem?

Por problemas na coluna, porque seus instrumentos de trabalho estão mal localizados (forçando seus músculos), porque dorme com o braço sob a cabeça, porque fica muito tempo na mesma posição, porque está com problemas pessoais, com problemas no trabalho, porque não tem nenhum problema (mas mesmo assim não se sente bem) e todas as situações explícitas e implícitas que movimentam o ser humano.

E agora?

O ideal é identificar a causa e eliminar seu efeito, o que às vezes é impossível, por desconhecimento da própria ciência.

Existem medidas que só dependem de nós e que podem ser aplicadas, com a finalidade de diminuir as consequências do problema.

Uma delas é criar uma planilha de controle da dor de cabeça, durante 30 dias, com registro diário, se teve ou não, em qual hora, o dia, semana do mês. 


Um campo de observação com o que você estava fazendo no momento, se tinha feito uso de algum remédio ou alimento diferente naquele dia, são elementos importantes para a compreensão de sua dor de cabeça. 

Estes dados poderão ser analisados por você e orientar para alguma conclusão. Posteriormente, você pode conversar com seu médico sobre o que você encontrou.


Outra atitude importante é incorporar o conceito de que a melhor posição para trabalhar é a próxima. Isto significa que não se deve ficar muito tempo na mesma posição. 

O corpo humano não foi feito para ficar parado. Levante-se, espreguice, torça seu corpo na cadeira (para a direita e para a esquerda), cruze as mãos atrás da cabeça e force os cotovelos para a frente e para trás, cante uma música que você goste, olhe para longe.

Lembre-se: os músculos se alimentam durante o movimento!
Problemas existem. Mas se você ficar parado, o peso destes problemas vai se depositar nos ombros. Os ombros  vão dividir a situação com o pescoço e então todo o bloco muscular vai entrar em contratura.

Créditos: RH vida / Bambamel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário